sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Qual o sentindo da sua casa? Seja Sustentável!

Tenho à algum tempo o sonho de construir uma cabana na praia, embora ainda não tenha recursos disponíveis no momento, eu já estou procurando o modelo da cabana. Como sempre digo, acreditar é o primeiro passo para conquista.

Como já morei em um pequeno apartamento de um quarto e sala, aprendi neste período a adquirir poucos objetos, poucos moveis e viver só com o essencial (claro dentro do meu conceito de essencial, respeito que algumas pessoas achem que ter muitas coisas é essencial).

Com esse novo sentido do que é, e  do que pode ser um lar, tenho buscado alternativas e modelos de pequenas cabanas para construir no meu futuro terreno em uma praia do litoral catarinense. Com uma pesquisa rápida encontrei encantadores modelos, com historias ricas, e com um sentido transformador, ou seja materiais que foram pro lixo e viraram pequenas residencias. 

Quando vejo matérias assim na internet sempre me questiono porque não vemos estes belos exemplos na grande mídia? Com certeza existe interesse das grandes corporações, que todos continuem consumindo muito sem parar pra pensar  nas consequências para o planeta.

Acho que podemos consumir menos e com  mais consciência. Comece agora a pensar em como podemos mudar, olhe, leia estes exemplos, e faça como eu: Compartilhe, porque #NadaéLixoTudoéArteeUtilidade 


 Exemplo 1) O artista Gregory Kloehn tem ajudado moradores de rua a ter um teto para chamarem de seu ao construir pequenas casas móveis utilizando material que vem, sim, do lixo.

Link da matéria original: http://www.hypeness.com.br/2014/05/moradores-de-rua-ganham-casas-moveis-feitas-com-lixo-e-muita-criatividade/

Exemplo 2) Construção barata, simples, sustentável e que ainda permite poupar espaço – o que mais poderíamos pedir pra resolver alguns problemas habitacionais das nossas cidades? Steve Areen, ex-comissário de bordo e fotógrafo americano, está dando que falar por conta de sua Dome Home, uma casa construída na Tailândia em apenas 6 semanas e que custou 8 mil dólares (pouco mais de 18 mil reais).



link matéria original: http://www.hypeness.com.br/2013/11/f-casa-sustentavel-em-forma-de-cupula-feita-em-6-semanas-com-18-mil-reais/

Exemplo 3) Esta casa construída na Inglaterra com materiais reciclados dá novo significado para o que é considerado lixo. Sua estrutura, formada por madeira compensada e entulhos de casas demolidas da região,  reúne milhares de quinquilharias dos mais diversos tipos.
Entre os inimagináveis materiais usados na construção, destaque para itens como 20 mil escovas de dentes, quatro mil caixas de dvd, dois mil disquetes, carpete, copos para bancadas de cozinha, saudosas fitas VHS e K7 como isolamento de paredes e outras tantas bugigangas.
Atualmente, a casa funciona como espaço para exposições e estúdio de design. Também está aberta a escolas, faculdades e grupos da comunidade para realização de eventos socioambientais.

link matéria original: http://maccann.com.br/com-materiais-reciclados-casa-de-lixo-vira-modelo-de-arquitetura-sustentavel-na-inglaterra/

Exemplo 4) Estas duas casas construídas pelo artista Antoni Gaudí., a Cabana Floripa e Cabana Gaudí, foram concebidas com a mesma consciência ecológica. Segundo Jaime: “O segredo é voltar às origens, e à reutilização e não a reciclagem, para reciclar é necessário acender chaminés, para reutilizar só é preciso deixar voar a nossa imaginação e ter coragem para criar”.  


llink matéria original: http://www.stylourbano.com.br/conheca-duas-casas-sustentaveis-feitas-de-materiais-de-demolicao-inspiradas-em-gaudi/

Por ultimo meus modelos preferidos!
#NadaéLixoTudoéArteeUtilidade 







Nenhum comentário:

Postar um comentário